terça-feira, 14 de setembro de 2010

O Sonho




O ato de sonhar penso que seja algo intrínseco ao ser humano. Pois, para vivermos temos que atribuir sentido, significados a nossa Vida. Todavia, para sonhar é necessário ser livre e isto pressupõe libertar-se
de prisões perceptíveis e imperceptíveis. O Sonho é um ato corajoso, sábio e amoroso. Visto que, precisamos tomar decisões e estas devem abarcar interesses e anseios individuais e coletivos. Viver é sonhar e uma vida sem sonho é uma vida sem sentido (inexistente-em estado  "vegetativo”),  é ser um morto-vivo, uma cadáver ambulante.

A nossa auto-estima está diretamente relacionada com o desenvolvimento de habilidades interiores que refletem no exterior. Á medida que vamos externalizando nossas emoções-sentimentos, através das artes (Desenho, Música –Teatro - Pintura, Dança etc.), mais fortes, convictos – confiantes ficamos.

O desenvolvimento da inteligência através das leituras diárias (cozinha- varridas- Faxinas- namoro, etc.), nos torna indivíduos mais confiantes. 

È impossível, a confiança interior (auto-estima) brotar sem haver amor próprio. Porém devemos entender que a perversidade colonial fez-nos defensores de um ódio interno (pois nós mesmos nos odiamos) e isso inviabiliza os nossos sonhos, sentimo-nos incapaz e é essa postura que nos faz desistir. O cansaço é uma mera desculpa!

O sonho depende muito da nossa capacidade de nos amarmos, pois como podemos acreditar que somos capaz de mudar o mundo se não conseguimos mudar a nós mesmos? Como sonhar – acreditar que passaremos no vestibular se nos inferiorizamos- agredimo-nos, violentamo-nos diariamente com xingamentos racistas de feio e “burro” , acompanhado de pensamentos pessimistas – Não consigo – vou desistir?

A desistência do sonho é o reflexo de um espírito froxo-covarde que assimilou todas as perversidades ideológicas racistas- coloniais. Desistir é a simbologia máxima de quem se julga incapaz ,inferior ,medíocre,  otário, otária. 

Viver sem sonhar é como andar sem pernas, respirar sem pulmões e nariz , e  estar vivo não implica em acordar- andar- trabalhar e dormir. Mas sim, Fazer de cada dia uma dança amorosa, onde eu me estímulo com canções bonitas e limpas, danças e relacionamentos frutíferos. Sonhar é viver e a vida sem sonho é uma vida morta - sem brilho, é ser um morto-vivo um cadáver que alguém esqueceu de enterrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário